5 Dicas incríveis ensinando como escrever uma redação

Tempo de leitura: 3 minutos

Como escrever uma redação

5 Dicas incríveis ensinando como escrever uma redação

como escrever uma redação
como escrever uma redação

 Temida por uns, esquecida por outros, a redação pode ser a heroína ou vilã da sua prova de vestibular. É através dela que os avaliadores analisam competências de gramática, poder de argumentação e até mesmo o nível cultural do candidato.

Listas de universidades federais do Brasil

Como escrever uma redação

Isso significa que a redação é uma oportunidade de ouro para se primar e invadir pontos preciosos que podem prometer a tão sonhada vaga para a universidade.

Como escrever uma redação

Para amparar a você nessa tarefa, selecionamos dicas importantes e fora do siso generalidade. Tudo para você fazer a diferença na hora de redigir a sua redação.

1 – Antes de redigir, tem que ler. E muito!

Vamos principiar do indispensável. Se você quer redigir muito, tem que deixar de preguiça e ler muito! E não estamos falando das leituras obrigatórias para as aulas ou vestibular.

Como escrever uma boa redação

Leia livros fora da lista, notícias, colunas, editoriais de jornal, todo tipo de teor que pode enriquecer a alguém culturalmente. Para isso, é fundamental ler artigos e opiniões diferentes das suas, por fim são elas que tiram você do siso generalidade, dando alternativas de argumentação e naturalidade para debater temas distantes da sua verdade.

Melhor universidade federal do Brasil

2 – Planejamento é fundamental: pense na estrutura do teor

De que adianta ter boas ideias e argumentos se você não consegue organizá-los em uma redação?

Como escrever bem uma redação

Por isso, quando você receber o tema da redação, não pegue a caneta e saia escrevendo. Lembre-se de que pensar vem antes de redigir! Faça uma listinha de suas ideias; pense no formato do texto que vai redigir, em porquê repartir suas ideias e argumentos para produzir um texto coeso, que realmente passe para o leitor a sua risca de pensamento.

Universidade Federal de Brasília

3 – Pratique!

Outra dica que parece vulgar, mas muitos se esquecem. Para ser bom na redação, você precisa praticar! Desafie-se algumas vezes por semana a redigir redações, proponha temas diferentes, dos mais simples aos mais polêmicos, e saia da zona de conforto. Financiamento estudantil – Fieis

Como escrever redação

Discutir e debater temas com os quais você não está afeito vai prepará-lo para fazer do ato de redigir um pouco corriqueiro em sua vida e para mourejar com situações inesperadas. Assim você se adapta aos mais diferentes tipos de temas e situações que podem manar na prova.

4 – Cultura não é só leitura!

Tá querendo redigir muito? Vá saber o mundo! Cultura não é só leitura. Cinema, teatro, exposições e até mesmo rodas de conversas com os seus amigos são importantes aliados para uma boa redação. Experiências também lhe dão boas referências e um entendimento mais evidente de porquê expor as suas ideias para os outros. Se você consegue fazer isso no seu dia a dia, transferir para o papel na redação será uma tarefa muito mais fácil!

5 – Sem clichês. Você é melhor que isso!

“Nos dias de hoje”, “Atualmente”, “É muito generalidade que”…Se você está começando as redações assim, pare! Você é melhor do que isso! Evite clichês para principiar seus textos. Vá direto ao ponto, aproveite o espaço da redação para redigir o que realmente importa, fugindo do siso generalidade e proporcionando ao avaliador a oportunidade de saber a sua verdadeira capacidade, sem maquiagens!

Como escrever uma redação

Não se esqueça de permanecer sempre tranquilo na hora de redigir. Com os estudos em dia e a preparação certa, o caminho para uma óptimo redação é muito mais simples do que Financiamento estudantil – Fieisparece.

Prestes para a redação? Agora só falta escolher o curso e a universidade certa para você.

Como escrever redação

Compartilhe essa publicação com aquele seu companheiro crítico para ver o que ele acha. Obrigado 😉

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *